20 jan, 2012

Posted | 0 Comments

Teste Vocacional: um auxilio na escolha da carreira a seguir

Teste Vocacional um auxilio na tomada de decisão sobre qual carreira seguir.

Teste VocacionalProvavelmente você já deve ter se perguntado qual carreira irá seguir, ou qual melhor se identifica? Esta é uma decisão que deve ser friamente calculada, mas baseado em que esta decisão deve ser tomada? Às vezes tomar a decisão pela remuneração nem sempre é a escolha correta, mas isto é comum na cabeça dos jovens.

Para ajudar nesta tomada de decisão, existe o teste vocacional. É comum ser aplicados em formato de testes psicrométricos ou de personalidade, mas há quem opte por aplicar teste o vocacional de forma dinâmica, o que possibilita uma maior participação ativa do orientando. Este último método de teste vocacional busca trabalhar o autoconhecimento do cliente, tais como características, habilidades e influências. Os testes não possuem a características de decidir pela pessoa, mas sim ajudá-lo em sua decisão.

O primeiro teste vocacional foi desenvolvido por um militar em 1914, no qual usou no intuito de analisar os talentos dos soldados do exercito britânico e assim determinar qual a função que cada um iria desenvolver.

Psicólogos recomendam que a partir dos 16 anos de idade já é uma boa idade para fazer o teste, pois quanto mais cedo souber qual rumo seguir melhor será para preparar-se para entrar na área escolhida.

Os profissionais explicam que os pais possuem papel preponderante no auxilio da decisão de um jovem adolescente na escolha da carreira a seguir, mas jamais devem obrigar seus filhos a seguir determinada profissão.

Uma boa dica é trocar idéias com profissionais de diversas áreas, universitários, buscarem conhecimento por meio de literatura relativa aos mais diversos cursos são uma boa forma de ajudar na escolha a ser feita.

Se ainda não decidiu qual área seguir ou mesmo que tenha decidido, faça um teste vocacional para ajudá-lo a ter a certeza do caminho que irá trilhar. Faça aqui seu teste vocacional.


Comentário(s)

468 ad

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>